Completou 0% do inquérito
Atenção: A execução de JavaScript está desativada no seu navegador ou neste site. Poderá não conseguir responder a todas as perguntas deste inquérito. Por favor, verifique os parâmetros do seu navegador.

BEM-VINDO E OBRIGADO PELO SEU INTERESSE NESTE ESTUDO!

 

Este estudo tem como objetivo compreender várias dimensões das experiências de intimidade dos casais durante a gravidez e o pós-parto. Os períodos de gravidez e de pós-parto implicam mudanças físicas e psicológicas que poderão influenciar a vida de casal ao nível emocional, relacional e sexual. Desta forma, o seu contributo é valioso para melhorar o conhecimento acerca dos fatores que promovem o bem-estar dos casais durante esta importante transição de vida.

 

Quem está a realizar este estudo? O presente estudo é conduzido por uma equipa de investigação do Centro de Psicologia da Universidade do Porto, em colaboração com investigadores da Indiana University Bloomington (Estados Unidos da América) e da Dalhousie University (Canadá). Este projeto encontra-se a ser apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/131808/2017) e foi aprovado pela Comissão de Ética da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

 

Quem pode participar? Homens e mulheres que estejam numa relação de casal e à espera do primeiro filho. É solicitada a participação a ambos os membros do casal. Poderá participar se:
- está num relacionamento íntimo com o seu parceiro/a pelo menos há 6 meses
- a sua parceira está grávida até às 24 semanas do vosso primeiro filho (apenas gestações únicas e sem alto-risco)

 

Como participar? Este estudo inclui o preenchimento de questionários em três momentos da vossa gravidez e em dois momentos depois do parto. Nestes diferentes momentos, ambos os parceiros completarão uma série de questionários confidenciais online, de forma separada. A resposta ao questionário inicial demora entre 30 a 45 minutos. Os questionários dos momentos seguintes serão mais curtos (alguns demoram entre 20-30 minutos, outros 5-10). Para conseguirmos obter informação válida, é importante que responda da forma mais sincera possível. Não há respostas certas ou erradas. O questionário deve ser preenchido de forma autónoma, sem qualquer interferência externa. Realçamos que o estudo aborda questões de natureza sexual e íntima. Informamos também que o caráter da participação é voluntário, sendo livre de desistir do estudo em qualquer momento, se o desejar. 

 

Existe uma recompensa pela minha participação? Sim. Será oferecida a cada casal uma compensação monetária em cheques-oferta caso ambos os membros do casal participem e caso ambos cumpram todos os critérios de inclusão. Esta compensação será oferecida no final do primeiro, terceiro, e quinto momentos de avaliação, podendo cada casal ganhar um máximo de 30€ no final do estudo.

 

As minhas respostas são confidenciais?  Sim. Apenas a equipa de investigação terá acesso aos seus dados, que serão mantidos confidenciais e seguros. Todos os dados recolhidos serão utilizados somente para fins de investigação. No final deste questionário pedimos que voluntariamente forneça um endereço de email para podermos  enviar o link para responder aos próximos momentos. O seu endereço de email será armazenado num banco de dados seguro e separado das suas respostas.

 

 

Agradecemos desde já a sua participação!

 

 

Para esclarecimentos adicionais, por favor contactar estudocasais@fpce.up.pt

Equipa de Investigação:

Inês Tavares (FPCE UP)

Pedro Nobre (FPCE UP)

Natalie Rosen (Dalhousie University, Halifax, Canadá)

Julia Heiman (Indiana University Bloomington, Indiana, Estados Unidos da América)

Este inquérito é anónimo.

O registo das respostas ao inquérito não contém qualquer informação sobre a sua identidade, excepto se alguma pergunta do inquérito solicitar alguma identificação e a fornecer.

Se usou um código para aceder a este inquérito este código não será guardado junto com as suas respostas. O código é gerido numa base de dados separada e apenas é utilizado pelo programa para registar que concluíu o inquérito. Não há forma de relacionar os códigos dos convidados a participar no inquérito com as respostas dadas.