Completou 0% do inquérito
Atenção: A execução de JavaScript está desativada no seu navegador ou neste site. Poderá não conseguir responder a todas as perguntas deste inquérito. Por favor, verifique os parâmetros do seu navegador.

Ser pai/mãe no século XXI: Desafios e oportunidades em tempos de pandemia

 

Projeto de investigação:  O presente estudo insere-se num projeto de Doutoramento em Psicologia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/129126/2017). 

Objetivos do estudo: Este estudo pretende compreender a experiência de parentalidade em pais fisicamente saudáveis e pais que têm uma doença crónica (por exemplo, cancro, diabetes, hipertensão, AVC, dor crónica) em tempos de pandemia. Este conhecimento poderá ajudar a compreender as necessidades particulares que pais com uma doença crónica têm no exercício da parentalidade.

Quem pode participar: Homens e mulheres, com mais de 25 anos, e que tenham pelo menos um filho com 18 anos ou menos.

Como participar: Ser-lhe-á solicitado que responda a um conjunto de questões sobre o seu bem-estar psicológico, o modo como lida com as pessoas mais significativas da sua vida e as suas preocupações sobre ser pai/mãe. Adicionalmente, é lhe pedido que forneça alguns dados clínicos e sociodemográficos.

Garantia da confidencialidade e do anonimato: Este estudo teve a aprovação da Comissão de Ética da FPCEUP e da Comissão Nacional de Proteção de Dados. O preenchimento deste questionário é confidencial e anónimo. Os dados recolhidos serão utilizados apenas para fins científicos. A sua participação é voluntária, podendo desistir a qualquer momento do estudo sem que isso lhe cause qualquer tipo de prejuízo, e da sua participação não advirão riscos acrescidos. Os seus direitos de acesso, correção e/ou pedido de eliminação relativos às suas respostas deixarão de existir após a submissão, uma vez que não será possível identificar os participantes. O estudo segue o regulamento de proteção de dados.

Divulgação dos resultados: Os resultados do estudo serão divulgados através do envio, por e-mail, de um documento síntese com a explicação das principais conclusões, a quem solicitar. Caso queira ter acesso aos resultados deste estudo, por favor, no final do questionário forneça o seu endereço de e-mail. Será criada uma base de dados independente das suas respostas, onde serão armazenados os endereços de e-mail, que será unicamente utilizada para o envio dos resultados globais deste estudo. Os endereços serão eliminados após a finalização do projeto.

Instruções: Leia atentamente as instruções que lhe são apresentadas. Não existem respostas certas nem erradas, por isso responda sempre de acordo com o que realmente pensa, sente e faz, e não como acha que deveria pensar, sentir ou fazer. Se não tiver a certeza da resposta a dar a uma pergunta, escolha a que lhe parecer mais apropriada. O preenchimento deste questionário tem a duração aproximada de 20 minutos.

Responsáveis pelo estudo: Dr.ª Rita Tavares (ritatavares@fpce.up.pt), Prof.ª Doutora Tânia Brandão e Prof.ª Doutora Paula Mena Matos

 Muito Obrigada pela sua colaboração! 

 

   

Este inquérito é anónimo.

O registo das respostas ao inquérito não contém qualquer informação sobre a sua identidade, excepto se alguma pergunta do inquérito solicitar alguma identificação e a fornecer.

Se usou um código para aceder a este inquérito este código não será guardado junto com as suas respostas. O código é gerido numa base de dados separada e apenas é utilizado pelo programa para registar que concluíu o inquérito. Não há forma de relacionar os códigos dos convidados a participar no inquérito com as respostas dadas.