Completou 0% do inquérito
Atenção: A execução de JavaScript está desativada no seu navegador ou neste site. Poderá não conseguir responder a todas as perguntas deste inquérito. Por favor, verifique os parâmetros do seu navegador.

VIVENCIA DO LUTO POR PERDA GESTACIONAL - T0 - Versão masculina

https://inqueritos.up.pt/upload/surveys/938632/images/Logotipofpceup.png

https://inqueritos.up.pt/upload/surveys/938632/images/cpuplogo(1).png

 

OBRIGADA PELO SEU INTERESSE NESTE ESTUDO!

O presente estudo insere-se no contexto de projetos de Doutoramento  e de Mestrado Integrado em Psicologia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Esta é a versão masculina do inquérito.

Objetivo:  O principal objetivo deste estudo é investigar aspectos relativos à vivência e superação do luto por perda gestacional, tendo como unidade de observação e análise o casal.

Quem pode participar: Para participar apenas é necessário 

1 - ter mais de 18 anos;

2 - consentir voluntariamente em participar, mediante a assinatura de Termo de Consentimento Esclarecido;

3 - estar casado ou em união de facto ou cohabitação (i.e., vivam juntos há pelo menos dois anos);

4 - ter vivenciado pelo menos uma perda gestacional, OU ter sofrido interrupção da gravidez, efetuada por médico, ao abrigo do Artigo 142, itens “a”, “b” e “c” do Código Penal Português, até o momento da recolha dos dados;

5 - estar incluído, após uma perda gestacional, em programa de atendimento realizado pelo Serviço de Obstetrícia em qualquer Hospital ou Centro Hospitalar, seja na modalidade de consulta seja na modalidade de internação.

Por tratar-se de um estudo de dinâmicas relacionais, solicitamos também a participação do(a) seu(sua) companheiro(a). Sua contribuição é extremamente valiosa não só para a comunidade científica, mas principalmente para a prática clínica e apoio a pessoas que vivenciam situações semelhantes.

Caso pretenda participar neste estudo, deverá prosseguir e responder à versão com a qual se identifica (feminina ou masculina) e solicitar ao(à) seu(sua) companheiro(a) que preencha a versão com a qual se identifica (feminina ou masculina).   

Como participar: Ser-lhe-á pedido que responda a um conjunto de questões acerca de sua experiência relacionada a perda gestacional que vivenciou.

Garantia da confidencialidade e do anonimato: Este estudo foi aprovado pela Comissão de Ética da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), assim como pela Comissão de Ética do Centro Hospitalat onde foi realizado o recrutamento de participantes. O preenchimento deste questionário é confidencial e anónimo. Os dados recolhidos serão utilizados unicamente para os objetivos deste projeto. A sua participação é voluntáriapodendo desistir a qualquer momento. Os seus direitos de acesso, retificação e/ou pedido de esquecimento relativos às suas respostas deixarão de existir após a submissão uma vez que não será possível identificar os participantes. Os dados serão armazenados numa base de dados protegida em que só os investigadores da FPCEUP terão acesso e cujos contatos se apresentam no final desta página.

Divulgação dos resultados: Os resultados do estudo serão divulgados através do envio, por e-mail, de um documento síntese com a explicação das principais conclusões quando este for solicitado pelo participante.

Instruções

Leia atentamente as instruções que lhe são apresentadas. Não existem respostas certas nem erradas: pretendem-se respostas as mais espontâneas possível e que reflitam aquilo que está a pensar neste momento, e não aquilo que gostaria de pensar ou que imagina que os outros pensam de si. Por isso, é importante que o preencha sozinho(a) sem qualquer interferência externa. Se não tiver a certeza da resposta a dar a uma pergunta, escolha a que lhe parecer mais apropriada. A duração máxima prevista para concluir o questionário é de 15 minutos

Muito obrigada pela sua colaboração!

 Para esclarecimentos adicionais, por favor contactar anadorispsi@yahoo.com.br OU diade.perdagestacional@gmail.com  

Rua Alfredo Allen, 4200-135, Porto

 

Equipa de Investigação:

Ana Dóris da Silva (FPCE UP)

CatarinaMeneses de Oliveira (FPCEUP)

Maria Emília Costa (FPCE UP)

 Mariana Martins (FPCE UP)

 Este inquérito é anónimo

O registo das respostas ao inquérito não contém qualquer informação sobre a sua identidade, exceto se alguma pergunta do inquérito solicitar alguma identificação e a fornecer.

Se usou um código para aceder a este inquérito este código não será guardado junto com as suas respostas. O código é gerido numa base de dados separada e apenas é utilizado pelo programa para registar que concluiu o inquérito. Não há forma de relacionar os códigos dos convidados a participar no inquérito com as respostas dadas.