You have completed 0% of this survey
Caution: JavaScript execution is disabled in your browser or for this website. You may not be able to answer all questions in this survey. Please, verify your browser parameters.

Consentimento Informado

Introdução e Contextualização: Convidámo-la a participar neste estudo, realizado no âmbito de um projeto de mestrado da FPCE-UP, dirigido a casais que enfrentam um estilo de vida sem filhos involuntário, realizado sob orientação das Profs. Mariana Martins e Maria Emília Costa.

Objetivo do estudo: Este estudo pretende compreender a forma como os casais heterossexuais se adaptam psicológica e socialmente a um estilo de vida sem filhos involuntário.

Quem pode participar: Todos as mulheres numa relação heterossexual de casamento ou cohabitação há pelo menos 2 anos, que já tenham tido um projeto de parentalidade com o companheiro no passado, e atualmente vivem sem filhos.

Como pode participar: Respondendo às questões presentes no questionário sobre informações sociodemográficas e vivências psicossociais.

Potenciais riscos: Não se preveem riscos acrescidos associados à sua participação. O estudo foi aprovado pela Comissão de Ética da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Ref.ª 2021/05-13b).

Potenciais benefícios: Apesar de não ser beneficiada diretamente, os resultados do estudo permitirão compreender as vivências dos casais sem filhos involuntariamente.

Duração: O preenchimento do inquérito dura cerca de 20 minutos.

Direito de não participar: A sua participação é voluntária. Pode decidir interromper o preenchimento do questionário a qualquer momento, sem qualquer prejuízo (poderá retomar mais tarde o preenchimento se assim entender).

Garantia de confidencialidade e anonimato: Todos os dados são confidenciais e apenas a equipa de investigação terá acesso aos mesmos. Todos os dados são confidenciais e apenas a equipa de investigação terá acesso aos mesmos. Após a recolha dos dados, os elementos identificativos dos participantes, que permitem a associação das respostas dos 2 membros do casal (iniciais do nome e datas de nascimento), serão eliminados e as respostas aos questionários serão conservadas de forma anónima. 

Após a submissão do questionário, poderá desistir do estudo e requerer que os seus dados sejam eliminados. No entanto, esse direito só poderá ser garantido até à anonimização dos dados, após o que não será possível identificar qual o conjunto que corresponde às suas respostas. Quaisquer questões sobre o tratamento dos seus dados pessoais, poderão ser endereçadas à Encarregada da Proteção de Dados da Universidade do Porto, para dpo@reit.up.pt

Finalidade e disseminação dos resultados: Os dados serão utilizados unicamente para fins de investigação científica. Os resultados irão ser reportados num estudo de mestrado, podendo também ser publicados em revistas científicas ou apresentados em seminários, conferências ou outras atividades académicas. Os dados serão apresentados conjuntamente, pelo que a sua participação nunca será identificada.

Acesso aos resultados: Se pretender ter acesso aos resultados do estudo entre em contacto com as investigadoras responsáveis.

Contacto: Em caso de dúvida não hesite em contactar as investigadoras responsáveis:

Sara Ribeiro up201704770@up.pt

Juliana Pedro juliana@fpce.up.pt

Mariana Veloso Martins mmartins@fpce.up.pt

Maria Emília Costa ecosta@fpce.up.pt

 

(Esta questão é obrigatória)
Tem filhos?

Obrigada pelo seu interesse. Este estudo aplica-se apenas aos participantes que não têm filhos.

(Esta questão é obrigatória)

Vive com o seu companheiro há dois anos ou mais?

Obrigada pelo seu interesse. Este estudo aplica-se apenas aos participantes que coabitam há pelo menos 2 anos. 
(Esta questão é obrigatória)

No passado, já tentaram conceber ou adotar?

Obrigada pelo seu interesse. Este estudo aplica-se apenas aos participantes que já tentaram ter filhos.
(Esta questão é obrigatória)

Neste momento estão a ser acompanhados por um especialista de fertilidade?

Obrigada pelo seu interesse. Este estudo aplica-se apenas aos participantes que já não estão a ser acompanhados por um especialista de fertilidade.
(Esta questão é obrigatória)

Vive em Portugal OU é portuguesa?

Obrigada pelo seu interesse. Este estudo aplica-se apenas aos participantes que vivem em contexto português e/ou são portugueses.
(Esta questão é obrigatória)

Leu o consentimento informado e aceita participar neste estudo?

É necessário aceitar o consentimento informado para participar no estudo.