POR FAVOR, ANTES DE RESPONDER LEIA ATENTAMENTE A SEGUINTE INFORMAÇÃO
Objetivo do estudo: O propósito deste estudo é o de compreender o que é que as pessoas trans ou não binárias em termos da sua identidade de género pensam acerca da parentalidade.
Quem pode participar? Para participar deverá ter pelo menos 18 anos de idade e identificar-se como uma pessoa trans/não binária em termos da sua identidade de género.
Como pode participar? Preenchendo um questionário sobre temas relacionados com a sua identidade de género, a parentalidade e no qual também serão solicitados alguns dados biográficos.
Duração: O preenchimento do questionário demorará aproximadamente 15 a 20 minutos.
Potenciais riscos: Não se prevê que a participação neste estudo apresente riscos acrescidos ao bem-estar psicológico e/ou físico dos/as participantes. Contudo, se considerar que alguma das questões do questionário é demasiado intrusiva ou stressante, ou lhe suscite outro tipo de preocupações, sinta-se à vontade para interromper a sua participação.
Potenciais benefícios: Espera-se que esta investigação contribua para o conhecimento das decisões de parentalidade numa população que não tem sido ouvida relativamente a esta temática.
O que acontecerá aos resultados do estudo? Os dados recolhidos poderão ser apresentados em conferências, submetidos para publicação em revistas científicas ou ser alvo de estudos de mestrado. Os dados serão sempre apresentados de forma conjunta e os/as participantes nunca serão identificados/as.
Anonimato/Confidencialidade: Toda a informação recolhida neste estudo permanecerá completamente anónima e será tratada de forma confidencial.
Direito de não participar ou desistir: A sua participação é completamente voluntária, podendo desistir do preenchimento do questionário em qualquer altura. Pode também optar por não responder a determinadas questões.
Aprovação ética: O estudo foi aprovado pela Comissão de Ética da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Quem somos nós: O investigador principal deste estudo é Jorge Gato, investigador de pós-doutoramento na FPCEUP, com uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Jorge Gato tem levado a cabo alguns estudos sobre parentalidade exercida por pessoas lésbicas, gays e bissexuais e está neste momento interessado em alargar o estudo desta temática às pessoas trans e/ou com uma identidade de género não binária. Se tiver alguma dúvida acerca do estudo não hesite em contactar Jorge Gato, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Rua Alfredo Allen, 4200-135, Porto, Email: jorgegato@fpce.up.pt, Tel.: 220 400 635.
Existem 45 perguntas neste questionário.