Objetivos:
Este projeto de investigação visa explorar e analisar as perceções, práticas clínicas, desafios e fatores que influenciam o interprofissionalismo entre oftalmologistas, optometristas e ortoptistas em Portugal, identificando oportunidades para fortalecer a colaboração e melhorar a qualidade dos cuidados em saúde visual.
Quem pode participar?
Oftalmologistas, Optometristas e Ortoptistas que exerçam a sua atividade profissional em Portugal.
Como participar?
A participação consiste no preenchimento deste questionário sobre a sua prática clínica, conhecimentos e perceções relativamente à colaboração interprofissional.
Não existem respostas certas ou erradas. Pedimos apenas que responda de forma honesta, de acordo com a sua experiência real na prática profissional.
Que garantias são dadas aos participantes?
O presente estudo foi aprovado pela Comissão de Ética da FMUP/RISE-Health, tendo sido emitido parecer favorável n.º 389/CEFMUP-RISEHealth/2025. Pode esclarecer quaisquer dúvidas sobre os aspetos éticos deste projeto contactando a comissão de ética (comissaoetica@med.up.pt). A participação é voluntária, podendo desistir a qualquer momento sem qualquer prejuízo.
Como será tratada a informação recolhida?
Os dados recolhidos serão armazenados com garantias de confidencialidade, acedidos apenas pela equipa de investigação e eliminados no final do estudo.
Em nenhum momento será solicitada informação que permita a sua identificação pessoal. Não se preveem riscos diretos da sua participação neste estudo.
Responsáveis pela Investigação: Liliana Sofia Morais Gonçalves, estudante do Mestrado em Educação Académica e Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (up202408754@up.pt), sob orientação do Professor Francisco Brardo (Universidade da Beira Interior, fbrardo@ubi.pt) e coorientação de Ana Cristina Veríssimo (FMUP, averissimo@med.up.pt).
A resposta a este questionário tem a duração de aproximadamente 6 minutos.