Completou % do inquérito
Atenção: A execução de JavaScript está desativada no seu navegador ou neste site. Poderá não conseguir responder a todas as perguntas deste inquérito. Por favor, verifique os parâmetros do seu navegador.

Spectrum - Utilização da norma para a gestão de coleções nos museus portugueses

A norma Spectrum é uma das principais referências internacionais para a gestão e documentação de coleções museológicas. Em Portugal, tem vindo a ser utilizada e divulgada ao longo das últimas décadas, encontrando-se atualmente em desenvolvimento um processo de continuidade da sua tradução e adaptação para o português.

Este inquérito pretende contribuir para um melhor conhecimento da presença, utilização e perceção da norma Spectrum nos museus portugueses, reunindo informação sobre o modo como é conhecida e aplicada, os contextos em que é utilizada e as necessidades e expectativas dos profissionais e instituições que trabalham com a documentação e a gestão de coleções.

A informação recolhida permitirá caracterizar a situação atual e identificar necessidades e oportunidades para futuras ações de disseminação, formação e apoio à utilização da norma Spectrum em Portugal. Pretende-se, igualmente, contribuir para a construção de uma comunidade alargada de participantes no projeto SPECTRUM PT, envolvendo profissionais, investigadores e instituições interessados no desenvolvimento da norma em língua portuguesa. Nesse âmbito, procura-se identificar pessoas e organizações que possam participar na discussão, revisão, tradução e futura atualização da documentação associada à norma, acompanhando a sua evolução a nível internacional.

Embora o foco principal do estudo seja Portugal, será igualmente relevante conhecer experiências e formas de utilização da norma noutros países e comunidades de língua portuguesa, contribuindo para uma reflexão mais ampla sobre a sua adoção em diferentes contextos museológicos.

A participação não pressupõe qualquer conhecimento prévio da norma Spectrum. São importantes as respostas de quem a utiliza, mas são igualmente relevantes as de profissionais que a conhecem e não a utilizam, ou que nunca tiveram contacto com ela.

O presente inquérito é promovido pelos investigadores do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória», Alexandre Matos e Juliana Rodrigues Alves.

Os resultados deste estudo serão utilizados na investigação sobre a utilização da norma e no desenvolvimento do projeto SPECTRUM PT, nomeadamente no processo de tradução da norma para português, sendo posteriormente objeto de divulgação e publicação em contexto científico.

O preenchimento do inquérito demora aproximadamente 5 minutos. O formulário estará disponível até 23 de outubro de 2026.

Caso mais de uma pessoa da mesma organização receba este convite, solicita-se que a resposta seja articulada internamente, de modo a submeter uma única resposta em representação da organização. Havendo perceções diferentes entre profissionais da mesma organização, cada pessoa poderá também submeter uma resposta a título individual, preenchendo novamente o inquérito e selecionando esse perfil na primeira pergunta.

Existem 23 perguntas neste questionário.
Este inquérito é anónimo.

O registo das respostas ao inquérito não contém qualquer informação sobre a sua identidade, excepto se alguma pergunta do inquérito solicitar alguma identificação e a fornecer.

Se usou um código de acesso (token) para participar neste inquérito é assegurado que esse código não será guardado juntamente com as suas respostas. O código de acesso é gerido numa base de dados separada e apenas é utilizado pelo programa para registar que concluiu (ou não) o inquérito. Não existe forma de relacionar os códigos de acesso dos participantes no inquérito com as respostas dadas.

Tratamento e proteção dos dados

A participação neste inquérito é voluntária.

Os resultados serão analisados e apresentados de forma agregada, não sendo identificadas pessoas ou organizações na apresentação pública dos resultados nem nas respetivas publicações.

As respostas não são anónimas. Para efeitos de validação e análise dos dados, será necessário indicar a organização, o nome do participante, ou ambos, consoante a resposta seja apresentada em representação de uma entidade ou a título individual. O preenchimento destes elementos é necessário para a submissão do formulário. 

A recolha destes dados tem como finalidade evitar a duplicação de respostas da mesma organização, identificar as entidades representadas no estudo e, caso seja expressamente autorizado, permitir o contacto posterior para efeitos relacionados com o grupo de trabalho de tradução do Spectrum 5.1.

Os dados recolhidos serão tratados exclusivamente pela equipa responsável pelo estudo e não serão disponibilizados a terceiros. O tratamento dos dados será efetuado de acordo com o enquadramento aplicável à investigação e à proteção de dados pessoais. O participante poderá retirar o seu consentimento, bem como exercer os direitos que lhe sejam aplicáveis relativamente aos seus dados pessoais, nos termos da legislação em vigor. Para qualquer questão relacionada com o tratamento de dados ou para exercer os direitos aplicáveis, poderá contactar a equipa responsável através do endereço de e-mail ammatos@letras.up.pt.